Noticia

9 Oct 2020


Decorreu hoje, 08 de Outubro de 2020, no Instituto de Telecomunicações o lançamento das plataformas digitais da referida Instituição, com destaque à ferramenta de ensino a distancia denominada #AVITEL (Ambiente Virtual do ITEL).

A prestigiar o evento estiveram presentes a Ministra da Educação, Luísa Grilo, o Ministro das Telecomunicações, Tecnologia de Informações e Comunicação Social, Manuel Homem, o Secretário de Estado para as Telecomunicações e Tecnologia de informação, Mário Oliveira, dentre outras distintas individualidades.

O Ministro Manuel Homem reafirmou que se sente encorajado todos os dias a fazer do ITEL uma escola técnico-profissional de referência,  que entrega para o mercado de trabalho jovens com capacidade de responderem aos desafios que o país enfrenta.

“A educação é uma responsabilidade não apenas do MED, mas de todos os actores intervenientes desse sector. E o ITEL tem sido essa referência no esforço de fazer acreditar que é possível fazer-se formação com qualidade em Angola e no ensino público”.

Por sua vez, a Ministra Luisa Grilo desafiou o ITEL a partilhar tais iniciativas com as demais escolas, por afinal ser possível combinar a construção de escolas físicas com as salas virtuais que são rapidamente acessadas através da internet.

“Aquando da visita do ITEL ao Ministério, desafiamos o seu Director a tornar isto realidade. A missão dada foi aceite e é bom ver hoje a concretização desse projecto. Desafiamos novamente o ITEL a estender o seu programa de gestão escolar as demais escolas”.

Sob o lema: “com o AVITEL a distância é um mito”, foram também apresentados o laboratórios de electrónica em Realidade Virtual e o novo site do ITEL que passa a oferecer diversos serviços como: matrículas online, solicitação de declarações e certificados e consulta de veracidade de documentos.

O Director do Instituto, André Pedro, explicou que o AVITEL possibilitará o aluno estudar à distância, minimizando assim os riscos de contágio pelo Covid-19. E para possibilitar que mais alunos possam estudar no ITEL,  desafiou-se a implementar duas turmas 100% online para o próximo ano.

Fonte: DCI ITEL