Noticia

22 Sep 2020


Mais de 20 lavatórios  e um túnel  de higienização  automática, produtos feitos localmente,  foram lançados, hoje, pelo Instituto de Telecomunicações (ITEL), cujo acto foi presenciado pelo Secretário de Estado para as Telecomunicações e Tecnologias de Informação, Mário Oliveira.

Na ocasião, o governante enfatizou os promotores do projecto, sobretudo o ITEL em parceria com a empresa Agility Lda, que tornaram possível a concretização do mesmo.

Mário Oliveira disse que o feito acaba de ser um grande desafio, de formas a que os empresários, especialmente, as próprias empresas industriais nacionais se aproximem das academias e dos pólos tecnológicos, pois neles existem muitos conhecimentos e muitos jovens talentosos.

Mário Oliveira garantiu ainda que o ITEL tem desenvolvido, na Feira de Tecnologias (FITITEL), várias demonstrações onde são discutidas ideias interessantes que podem ter um impacto muito grande na sociedade. 

O dirigente referiu ainda que, com a produção de lavatórios e túneis, vai permitir com que se possa alimentar às escolas, dando maior segurança aos estudantes, já com o reinício das aulas.

Por sua vez, o secretário de Estado para o Ensino Secundário, Gildo Matias José, realçou as duas vocações que o ensino tem, primeiro, qualificar o cidadão e, segundo, fazer com que por via da qualificação possa ter a capacidade de responder aos problemas da sociedade.

Gildo Matias lançou um repto ao ITEL para manter firme o seu percurso impecável, não só de realização de feiras, mas também para criar soluções que tornem possível o ensino e as indústrias criem caminhos desejáveis para todos.

Já o director do Instituto de Telecomunicações (ITEL), André Pedro, disse que estão  disponíveis a colaborar com outras instituições de ensino, de modo a conduzir os seus parceiros para oferta de  equipamentos de biossegurança a preços mais acessíveis.

Fonte: DNICI do MINTTICS